Ciência, Cultura e Saúde

R$ 297,00

Início das aulas: a primeira aula estará disponível a partir do dia 7 de março. As aulas seguintes serão disponibilizadas sempre às segundas-feiras.

Neste curso, o Prof. Dr. Hélio Angotti Neto levará todos os alunos interessados no fenômeno da vida humana numa busca por aprimoramento pessoal. Neste primeiro módulo serão abordados conceitos básicos para a vida intelectual e da formação de nosso imaginário cultural. Posteriormente serão estudados os aspectos políticos, bioéticos e filosóficos da saúde.

Objetivos

  1. promover a busca pela alta cultura entre os participantes;
  2. conhecer os principais temas e materiais em humanidades médicas;
  3. aprimorar-se intelectual e moralmente;
  4. treinar as capacidades argumentativa, deliberativa e meditativa;
  5. meditar sobre o papel do médico e do profissional de saúde na sociedade.

Público-Alvo

O curso destina-se a todos aqueles que se interessam no estudo do fenômeno da vida humana; em especial às relações profissionais médicas que envolvem o ser humano. Médicos, enfermeiros, advogados, historiadores e filósofos encontrarão um produtivo campo de debate e aprendizagem nas Humanidades Médicas, além de ser uma área cada vez mais presente nas universidades, percebida como conteúdo necessário na formação de qualidade para um bom profissional da saúde.

Sobre o professor

Hélio Angotti Neto graduou-se médico na Universidade Federal do Espírito Santo; fez residência médica na Universidade de São Paulo, em Oftalmologia, onde também fez Doutorado em Ciências Médicas (Oftalmologia). É professor do Centro Universitário do Espírito Santo onde atua desde dezembro de 2012 na qualidade de Coordenador do Curso de Medicina; atua no Comitê de Ética em Pesquisa do UNESC. É Diretor Editorial da revista internacional em Humanidades Médicas Mirabilia Medicinae, sediada no Institut d’Estudis Medievals da Universidade Autônoma de Barcelona; atua como revisor dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia; é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Associação Brasileira de Educação Médica, da Sociedade Brasileira de Bioética, do Center for Bioethic and Human Dignity e da Academia Brasileira de Oftalmologia.

Este curso pode ser parcelado em até 3 pagamentos de R$ 99,00 sem juros pelo PagSeguro. Oferecemos também as opções de pagamento por PayPal e por boleto bancário (esta última à vista, com desconto).

REF: HA_MOD1_001

Descrição

O curso Ciência, Cultura e Saúde consiste no primeiro módulo do Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina (SEFAM), e é ministrado em nosso ambiente virtual de aula, onde você pode acompanhar as aulas no ritmo que quiser e puder, e vê-las quantas vezes desejar nos 60 dias seguintes à compra do curso. Você recebe também acesso ao grupo de discussões no Facebook, onde alunos e ex-alunos trocam ideias e experiências sobre os assuntos abordados e o professor responde perguntas e dúvidas com hora marcada.

A duração média de cada aula é de uma hora, e o módulo tem um total de 10 aulas. O professor fará sessões de perguntas e respostas no grupo de discussões exclusivo dos alunos, no Facebook.

 

Ementa

  • Introdução: questões administrativas básicas do curso. Apresentação da bibliografia. Em Busca da Alta Cultura. Apeirokalia. O ideal grego clássico de formação nobre (Paidéia). O valor do estudo dos clássicos em saúde. Literatura e Medicina.
  • A Vida Intelectual e a Vida Acadêmica: as condições para uma vida intelectual verdadeira. A busca da formação humanística. Disciplina e Perseverança. Moralidade e conhecimento. A formação clássica do livre pensador. Rotinas da vida acadêmica. Publicando em Humanidades Médicas e Bioética. A crítica da Academia internacional e brasileira. A invasão vertical dos bárbaros na Academia. A deturpação das instituições conforme Eric Voegelin no livro Hitler e os Alemães.
  • Origens da Filosofia: o projeto Socrático. Filosofia X Produto Filosófico X Sofística X Filodoxia. Platão e a Academia. O Liceu Aristotélico. O Mito da Caverna. Apologia de Sócrates e a Verdade da alma contra o mundo. O conhecimento da própria ignorância como passo elementar da filosofia socrática.
  • Os Quatro Discursos Aristotélicos: introdução aos Quatro Discursos. Os quatro discursos na Medicina. Poética. Retórica, Dialética. Lógica. O uso dos quatro discursos como ferramenta para classificação do próprio conhecimento.
  • Ferramentas Aristotélicas para Médicos: as quatro causas. Substância e Acidente. Ato e Potência. Aplicação das Causas Metafísicas na saúde humana, na avaliação de artigos científicos e na análise de situações em bioética.
  • Retórica e Argumentação: a retórica clássica. Introdução à Lógica Informal. Erística. Comunicação não-verbal. Como ouvir, como falar. Programação neurolinguística. Análise de casos.
  • Filosofia da Ciência: a Ciência Clássica. A ciência moderna experimental e empírica. O paradigma indutivista. O Falsificacionismo de Karl Popper. A Teoria das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn e a resposta de Giovanni Reale. Ciência e Mito. Ciência como religião. Progresso e Responsabilidade na filosofia de Hans Jonas.
  • O Método Filosófico: introdução ao método filosófico por Olavo de Carvalho. Os passos do método filosófico. Aplicação do método filosófico a uma questão de bioética.
  • Fundações Culturais da Medicina: valores judaicos, gregos e cristãos. A Medicina da Grécia Antiga. Hipócrates. O Juramento. A Obra Hipocrática. Antigos valores, lições ainda válidas.
  • A Erística: truques erísticos comuns na altercação brasileira. Argumentos ad hominem. Golpes psicológicos na discussão. Análise de debates.

Você também pode gostar de…